quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Verba para a educação superior

G1.com.br - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$1 bilhão para financiar instituições de ensino superior públicas e particulares que apresentarem, de acordo com critérios do Ministério da Educação (MEC), bom desempenho acadêmico. Instituições públicas federais não terão acesso ao dinheiro.
Elas poderão, com o financiamento, fazer obras de infraestrutura, comprar material didático, adquirir equipamentos nacionais que sejam credenciados pelo BNDES e importar maquinário que não tenha produção equivalente no Brasil. Além disso, as instituições podem usar o dinheiro para projetos de reestruturação financeira.
O prazo máximo para financiamento é de 72 meses para a reestruturação e de 120 meses para os outros itens. Os juros serão menores que os do mercado.
O protocolo, assinado nesta quarta-feira (5), diz que, para receberem o financiamento, as instituições deverão ter bons indicadores gerais e de curso. Em uma escala do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) que vai até cinco, as universidades, faculdades e centros universitários terão que ter, no mínimo, três pontos. Os cursos deverão ter conceito igual ou maior que três para no mínimo 70% das graduações.
Pelo menos 60% dos cursos também deverão ter reconhecimento do MEC ou dos órgãos estaduais, caso não façam parte do sistema nacional. Esses critérios fazem parte dos requisitos definidos pelo Sistema Nacional de Educação Superior (Sinaes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário